o largo.
Informadouro powered by: o largo.

Universidade do Minho prepara nova geração de gestores de risco

Programa conta com a intervenção de 30 oradores internacionais.
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 8 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Escola de Engenharia da Universidade do Minho realiza a 29 e 30 de março o workshop final do projeto NORISK Erasmus+, que visa preparar uma nova geração de técnicos com formação multidisciplinar em análise de riscos e gestão de infraestruturas. O evento decorre no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, conta com 30 oradores de diversos países e tem entrada livre.

Na agenda destaca-se a apresentação do conteúdo do mestrado europeu em Avaliação e Gestão de Riscos de Infraestruturas Civis, em fase de acreditação, que é coordenado pela UMinho e junta as universidades de Pádua (Itália), La Rochelle (França) e Politécnica da Catalunha (Espanha), parceiras do NORISK.

A sessão de abertura do workshop é na quinta-feira, às 9h00, com o presidente da Ordem dos Engenheiros Região Norte, Bento Aires, a vereadora do Urbanismo do Município de Guimarães, Ana Berkeley Cotter e, da parte da UMinho, a vice-reitora da Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, o diretor do Departamento de Engenharia Civil, Rui Ramos, e o coordenador do NORISK, José Campos e Matos.

O programa vai depois abordar exemplos de aplicação das ferramentas deste projeto, as fases do ciclo de gestão do risco ou as infraestruturas ao nível da gestão, resiliência e digitalização, entre outros aspetos. Os sete painéis de palestras e mesas redondas trazem académicos como Alfred Strauss (Áustria), Michael Faber (Dinamarca), Rade Hajdin (Sérvia), Necati Catbas (EUA) e Yannis Xenidis (Grécia), além dos profissionais Hugo Patrício (Infraestruturas de Portugal), Manuel Gião, Abel Mota Campos (Grupo Casais), Kristian Milenov (ASDE Ecoregions) e Radko Radkov (Stalker Ltd.), previstos para o segundo dia.

Estudantes de quatro países vão igualmente partilhar as suas experiências e falar da importância do novo mestrado e do NORISK a nível internacional, o qual está em consonância com as necessidades dos stakeholders e com as diretrizes da União Europeia neste âmbito. O site oficial é msc-norisk.org.


Este texto é publicado n‘o largo. no âmbito do projeto “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa. 

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Hub da Emma em Lisboa celebra aniversário com vontade de crescer

Artigo seguinte

Viana do Castelo abre candidaturas para concurso "Viana Jovens Empreendedores"

Spelling error report

The following text will be sent to our editors: